Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 17h35 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 11h41

Nesta seção, reunimos as perguntas frequentes dirigidas à Editora. Caso sua dúvida não seja sanada, entre em contato conosco.

1. A EDUA é uma editora comercial?
Não, a EDUA é uma editora acadêmica. Portanto não visa a obtenção de lucros e não aceita publicações por encomenda, como serviços.

2. Qualquer pessoa pode submeter material para publicação à EDUA?
Sim, desde que seja material oriundo de produção acadêmica e que esse material esteja dentro da linha editoria da EDUA.

3. Qual é a linha editorial da EDUA?
A EDUA publica material em todas as áreas do conhecimento. Só não é aceito para publicação material de natureza literária de ficção.

4. O que preciso fazer para publicar um livro pela EDUA?
A primeira etapa para a publicação de um livro na EDUA é o envio de um projeto de publicação, cujas normas de elaboração constam do site da editora, na seção Como Publicar. Esse projeto será avaliado pelo editor, que, em caso de aprovação, comunicará ao autor. O original submetido será avaliado pelo Conselho Editorial e por pareceristas qualificados, que decidirão pela publicação ou não do livro. Em caso de parecer positivo, a etapa seguinte é a de assinatura do acordo de edição entre o autor e a editora.

5. O autor precisa pagar algo à EDUA?
Não. A EDUA não recebe recursos dos autores. Caso o material seja aceito para publicação, todo processo deverá ser custeado pela Editora. Há casos em que o acordo de editoração não inclui a impressão dos livros. Nesses casos, o autor se responsabiliza pelo pagamento da impressão em uma negociação direta com a gráfica.

6. O autor recebe remuneração da EDUA pela publicação de seu livro?
Caso a produção seja totalmente custeada com recursos da Editora, o autor receberá 15% dos exemplares publicados de forma impressa a título de direitos autorais, ficando 85% na cota da Editora. Se a impressão dos livros for custeada pelo autor, a EDUA recebe 15% dos exemplares e o autor mantém 85%. No caso de livros digitais, não há recebimento de cota pela natureza do meio.

7. Se meu livro for aceito, posso fazer a editoração fora, com um designer contratado por mim, para agilizar a publicação?
Sim. A etapa de diagramação do livro pode ser feita de forma terceirizada, desde que sejam mantidos os padrões editoriais, os expedientes e identidade visual da EDUA. Após a finalização do material pela empresa terceirizada, uma cópia dos arquivos editorados devem ser submetidos à EDUA, em formato ADOBE INDESIGN, para revisão final e arquivo.

8. A EDUA aceita proposta de publicação de teses e dissertações?
As exigências acadêmicas feitas a um texto para aprovação diante de uma banca de defesa são diferentes daquelas que se impõem a um livro. As teses e dissertações se dirigem a um público específico e seguem normas estabelecidas pela instituição em que foram produzidas. Dessa maneira, um texto originalmente concebido e escrito como tese, dissertação ou monografias poderá ser publicado pela Editora da UFAM caso seja efetivamente retrabalhado formal, teórica e linguisticamente, a fim de ser adequado à interlocução de um público mais amplo que aquele determinado pelo ritual acadêmico. Sugerimos aos autores de teses e dissertações a leitura do livro "Da tese ao livro: guia para autores e editores", de Sylvia Nogueira e Jorge Warley, publicado pela Editora da Universidade de Brasília (Unb).

9. Qual é o tempo médio de publicação de um livro pela EDUA?
O período de produção de um livro é muito variável, sendo essencial para sua otimização a cooperação do(s) autor(es), que devem zelar pelo envio de material conforme as regras estabelecidas, e cuja disponibilidade para sanar eventuais dúvidas é fundamental para a abreviação do processo. Após a entrega do material final, a editora estabelecerá um prazo estimado para a publicação.

10. Posso publicar meu livro somente em e-book?
Sim. A EDUA publica tanto em formato impresso quanto em formato digital. A forma de publicação é discutida com o autor após o aceite do material.

11. Onde posso encontrar os e-books publicados da EDUA?
Os e-books da EDUA estão disponíveis no site da Editora, no link EDUA DIGITAL.

12. Qual é o formato dos e-books da EDUA?
A EDUADigital irá trabalhar, inicialmente, com o formato PDF. O Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo criado pela Adobe Systems. Identificado pela sua extensão (.pdf), é utilizado como padrão pelo mercado editorial para que os documentos sejam transmitidos e impressos.

 

 

Fim do conteúdo da página