Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Representantes nortistas da ABEU se reúnem na UEA

Representantes nortistas da ABEU se reúnem na UEA

• Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 08h59
  • Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 09h08

Foi realizada nos dias 15 e 16, na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, Flores, a I Reunião Regional da Associação Brasileira das Editoras Universitárias do Norte (ABEU/Norte), com intuito de fazer intercâmbio entre representantes de editoras acadêmicas e as estratégias de adequação ao mercado. A diretora da Editora Universitária da UEA, Dra. Maristela Barbosa Silveira, e o Reitor Cleinaldo Costa estiveram presentes no evento.

Dando início ao encontro, o coordenador da editora universitária Leopoldianum e vice-presidente da ABEU, professor Marcelo Di Renzo, ministrou a palestra 'O Ofício do Publisher Universitário: em construção', onde abordou a realidade do editor e suas funções. "Precisamos discutir esse novo momento, de mudanças, onde percebemos um déficit de atenção. Hoje competimos com demais veículos que disputam nossos leitores", disse Di Renzo sobre as dificuldades em investimento em editoras universitárias.

Representantes do Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima discutiram sobre a criação de estratégias de aproximação entre as editoras universitárias, que dependem do investimento federal e estatal para a publicação de seus livros e que atualmente estão investindo em materiais online pelo custo-benefício.

Encontro Anual da ABEU na UEA

Em maio de 2020, a UEA receberá a 33ª Reunião Anual da ABEU, realizada desde a criação da entidade em 1987, onde ocorrem os principais eventos de aproximação estratégica de editoras universitárias e institutos de pesquisa brasileiros para atualização de conhecimento técnico-científico.

"A ABEU foi criada por um grupo de 14 editoras que necessitavam dialogar entre si para achar caminhos e soluções. Hoje estamos nas cinco regiões do país e temos 123 associadas que enfrentam uma grande rotatividade em seu quadro de gestores", acrescentou Marcelo Di Renzo sobre a importância da unificação das editoras.

"Esse encontro em Manaus era muito desejado. Estávamos fazendo muito no eixo sul-sudeste, então essa possibilidade de trazer para cá é algo muito positivo. A UEA, por ser multicampi e utilizar satélite para integrar a Amazônia é uma surpresa geral, pensamos nessa expansão do Encontro para o Estado a partir desta tecnologia", finalizou.

Texto: Iris Brasil/ASCOM UEA

Fonte: http://www1.uea.edu.br/home.php?dest=noticia&notId=62754